A Bioeconomia

Conforme portal da embrapa, a Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.

Nesse contexto de Bioeconomia a Amazônia é uma fonte magnífica desse tipo de negócio, pois através de seus recursos biológicos é possível desenvolver multiplos produtos que substituem os recursos fósseis como o Petróleo, porém vou mais além, vamos dá exemplo dos cosméticos comerciais covencionais, sabiam que nesses produtos possuem derivados de petróleo? Os sabonetes líquidos convencionais são fabricados por substâncias tensoativas sintéticas (derivadas do petróleo). Normalmente, como nos detergentes, é utilizado o lauril sulfato de sódio, que é responsável pela emulsificação de gorduras e pelo poder de limpeza.

A solução da Bioeconomia é justamente substituir esses derivados, aplicando produtos naturais da floresta, para caso dos sabonetes naturais, que podem ser feitos ou a partir de uma base glicerinada natural, pelo método cold process (processo de fabricação de sabões a frio) ou hot process (processo de fabricação de sabões na presença de calor).

A obtenção do sabonete através do método hot ou cold process se dá através da saponificação de óleos e gorduras vegetais puros com hidróxido de sódio, o que do ponto de vista da cadeia de produção é menos impactante do que a produção em massa de LSS e outros surfactantes industriais.