Muita gente conhece o cacau somente como o ingrediente que serve como matéria-prima para a produção do chocolate. No entanto, para ele chegar até a gente como chocolate, o cacau passa por diversos processos que resultam em diferentes produtos, como a manteiga de cacau. Hoje vamos contar como a manteiga de cacau é feita e quais são suas utilidades. Confira!

Como a manteiga de cacau é feita?
A manteiga de cacau é um produto extraído a partir da semente do cacau. Ao retirar o cacau do cacauzeiro, o fruto então é cortado ao meio com cuidado para não danificar as sementes e a polpa. Quando aberto, as sementes ainda estão cobertas e presas pela polpa do cacau. Uma curiosidade é que, apesar de termos acesso ao chocolate o ano inteiro, a colheita do cacau acontece apenas duas vezes por ano!

Cada cacau pode possuir um número variado de sementes, entre 20 a 40. Depois que as sementes são separadas da polpa, elas passam por um processo de fermentação: são colocadas em caixotes de madeira com alguns furos, para que o líquido possa escorrer. Esse processo potencializa os sabores do cacau, impede que haja uma nova germinação e ainda remove eventuais resíduos de polpa que possam existir. Em seguida, as sementes passam pelo processo de secagem, em que são deixadas ao sol por cerca de 8 dias.

Após a secagem, elas são embaladas e liberadas para as indústrias. Ao chegar nas fábricas, o primeiro processo para a produção do chocolate é a torrefação: as sementes são aquecidas em temperatura controlada para eliminar completamente sua umidade. Na sequência elas são resfriadas, passam por um triturador para remover as cascas e depois por um moedor para deixá-las bem picadas.

Ao passar pelo processo de moagem, forma-se uma mistura pastosa causada pela grande quantidade de gordura encontrada nas sementes de cacau. É a partir dessa massa que todos os produtos derivados do cacau irão surgir! Depois que essa pasta se forma, ela passa por uma máquina que a prensa. É através dessa prensagem que a manteiga de cacau é obtida, junto com outro produto conhecido como torta de cacau.

Utilidades da manteiga de cacau
A manteiga de cacau é uma gordura vegetal que possui diversos benefícios para a saúde e é com ela que o chocolate branco é produzido. Diferente do chocolate amargo ou ao leite, que é feito com uma mistura de torta de cacau, manteiga de cacau, açúcar e outros ingredientes, o chocolate branco é feito apenas com a manteiga de cacau, açúcar e leite (alguns também podem ser saborizados com extrato de baunilha). É por isso que muita gente acredita que o chocolate branco não é chocolate.

A manteiga de cacau também é muito usada na indústria de cosméticos, principalmente para produzir protetores e hidratante labial. Por ser muito hidratante, é possível encontrar outros itens como xampus, máscaras capilares e até cremes corporais com esse ingrediente.

Além disso, a manteiga de cacau também é usada na gastronomia! Quando derretemos o chocolate e ele ainda parece um pouco grosso, a manteiga de cacau ajuda a deixá-lo mais líquido e mais fluido. Dessa forma, ao usar esse chocolate derretido como cobertura para o sorvete de leite em pó, por exemplo, a casquinha formada ficará mais fina e mais crocante!